🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

CÂMBIO-Dólar vira e passa a cair a R$4,45 após corte emergencial de juros pelo Fed

Publicado 03.03.2020, 15:57
Atualizado 03.03.2020, 16:00
CÂMBIO-Dólar vira e passa a cair a R$4,45 após corte emergencial de juros pelo Fed
USD/TRY
-
USD/BRL
-
USD/COP
-
BRBY
-
MIEM00000CUS
-

Por Luana Maria Benedito e José de Castro

SÃO PAULO, 3 Mar (Reuters) - O dólar virou e passou a cair ante o real nesta terça-feira, seguindo com volatilidade a forte reação dos mercados internacionais à decisão emergencial do banco central dos Estados Unidos de cortar os juros devido a crescentes riscos decorrentes do surto de coronavírus.

Às 12:44, o dólar BRBY recuava 0,47%, a 4,4658 reais na venda. A moeda operava na casa de 4,50 reais pouco antes de descer abruptamente para uma mínima de 4,4592 reais na venda logo depois de o Federal Reserve anunciar corte de 0,50 ponto percentual em sua taxa básica de juros.

O dólar chegou a ganhar alguma força posteriormente, anulando a queda, mas as vendas tornavam a prevalecer e empurravam a moeda a novas mínimas intradiárias na casa de 4,45 reais.

O chairman do Fed, Jerome Powell, fará coletiva de imprensa às 13h (de Brasília) para comentar a redução de juros.

"O Fed/FOMC corta os emergencialmente em 50 pontos-base. Sem encontro agendado. Liquidez ampla e irrestrita. Sobem bolsas no mundo e dólar para baixo", disse Rafael Leão, economista-chefe da Arazul Capital.

A decisão do Fed de reduzir os juros veio na sequência de líderes das sete economias mais ricas do mundo prometerem o uso de todas as ações apropriadas de política econômica para enfrentar os impactos econômicos do coronavírus. índice do dólar =USD no exterior caía 0,5%, depois de chegar a subir mais cedo. Moedas emergentes .MIEM00000CUS tinham forte valorização, com destaque para os ganhos de 3% de lira turca TRY= e de 1,5% do peso colombiano COP= .

A apreciação do real, porém, seguia aquém da vista em seus rivais emergentes, depois de na véspera a moeda brasileira também ter performado pior.

"O real, pelo fato de haver um aumento das apostas de que o Banco Central voltará a cortar juros, tem ficado mais vulnerável em relação ao dólar", disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho.

Os juros futuros 0#DIJ: voltavam a cair nesta sessão, inclusive nos vértices de até um ano, mais correlacionados às expectativas para a política monetária.

Os sucessivos cortes da Selic nos últimos vários meses reduziram a diferença entre as taxas pagas pelos títulos brasileiros e os papéis norte-americanos --considerados os mais seguros do mundo. Assim, o investidor estrangeiro tem tido menos estímulo para aplicar na renda fixa local, o que prejudica o fluxo cambial e joga contra melhora na oferta de dólar no país.

O Banco Central vendeu todos os 13 mil contratos de swap cambial tradicional ofertados nesta terça-feira em operação de rolagem. (Edição de Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.