🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

CÂMBIO-Dólar futuro sobe com mercado atento a BC

Publicado 28.08.2019, 21:40
CÂMBIO-Dólar futuro sobe com mercado atento a BC
USD/CLP
-
USD/COP
-
BRBY
-

(Texto atualizado com mais informações)

Por José de Castro

SÃO PAULO, 28 Ago (Reuters) - O dólar à vista fechou praticamente estável nesta quarta-feira, mas a moeda negociada no mercado futuro seguiu em alta, com o real entre as divisas de pior desempenho no dia, evidência de que o mercado segue atento ao movimento do câmbio e à estratégia do Banco Central para conter possíveis distorções.

O dólar futuro de maior liquidez DOLc1 subia 0,67%, a 4,1550 reais, por volta de 17h15. Esse contrato é negociado na B3 e tem operações encerradas às 18h (de Brasília).

Já o dólar à vista BRBY --negociado entre bancos e cujas operações finalizam às 17h-- teve variação negativa de 0,01%, a 4,1575 reais na venda. Ainda que a queda tenha sido marginal, para efeito estatístico pôs fim a uma série de quatro altas, nas quais a cotação saltou 3,14%.

O sinal invertido nos diferentes mercados reflete um ajuste, já que, na véspera, o dólar futuro perdeu força enquanto o segmento à vista já estava fechado.

O dia foi marcado por mais intervenções do Banco Central, que colocou apenas 25 milhões de dólares em venda de moeda à vista, dos 550 milhões de dólares ofertados. Para evitar enxugamento de liquidez, o BC realizou posteriormente venda da diferença (525 milhões de dólares) na forma de swaps cambiais tradicionais, visando rolagem do vencimento outubro.

O BC ainda rolou todo o lote de 1,5 bilhão de dólares em linhas de dólares com compromisso de recompra disponibilizado nesta sessão. A oferta, contudo, foi menor que o volume total a expirar no começo de setembro, cerca de 3,8 bilhões de dólares.

Apesar da alta do dólar futuro e da ausência de queda mais forte no segmento à vista, alguns indicadores sugeriram um dia menos conturbado no mercado. As taxas de cupom cambial 0#FRC: caíram, enquanto a volatilidade implícita BRL3MO= cedeu cerca de 110 pontos-base entre a máxima de segunda-feira e a mínima desta quarta.

Mais cedo, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, evitou comentar sobre câmbio ao ser questionado por jornalistas. véspera, a fala de Campos Neto de que a desvalorização do real estava dentro do padrão normal fez o dólar acelerar a alta e se aproximar de 4,20 reais, movimento que precipitou a atuação do BC via venda "pura" de dólar à vista --o que não ocorria desde 2009. que a venda de dólar vai ajudar a desacelerar o ritmo de depreciação do real à medida que a moeda se aproxima de 4,20 reais, mas não será capaz de impedir que isso aconteça caso o ambiente externo continue desfavorável", disseram analistas do Citi em nota.

Para o Citi, o real pode ter desempenho melhor que pares latino-americanos, como peso colombiano COP= e peso chileno CLP= , mas essa performance superior só seria sustentada caso o BC continue a intervir no mercado.

A desvalorização do real tem sido mais acentuada, segundo analistas, pelo fato de a moeda não contar mais com o "escudo" dos juros altos. Esse é um dos motivos pelos quais o UBS elevou para 4,00 reais a estimativa para o dólar ao fim deste ano, 20 centavos de real acima da projeção anterior. (Edição de Isabel Versiani)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.