🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

'Whistleblower' do Football Leaks Rui Pinto sob protecção de testemunhas

Publicado 11.08.2020, 09:38
Atualizado 11.08.2020, 09:42
© Reuters.

LISBOA, 11 Ago (Reuters) - O português Rui Pinto, que se acredita ser o responsável pelo Football Leaks, foi libertado do regime de prisão domiciliária e está agora sob protecção de testemunhas enquanto aguarda julgamento por tentativa de extorsão e outros crimes, informou a polícia na noite de segunda-feira.

Os procuradores dizem que Pinto, 31, criou o Football Leaks - uma colecção de 70 milhões de documentos que expôs as negociações dos clubes de futebol europeus, incluindo taxas de transferência, contratos e informações relacionadas com as agências de jogadores.

Os seus advogados descreveram-no como um 'whistleblower' que agiu no interesse público.

Pinto foi detido na Hungria em Janeiro do ano passado sob um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades portuguesas. Daí foi então extraditado para o seu país de origem.

Os procuradores portugueses apresentaram várias acusações contra Pinto, principalmente relacionadas com alegações de acesso não autorizado a dados, tentativa de extorsão e violação de correspondência. 'hacker' estava em prisão preventiva em Lisboa desde Março de 2019, antes de transitar para prisão domiciliária em Abril deste ano. Pinto foi libertado no fim de semana.

A agência de investigação criminal portuguesa (Polícia Judiciária) afirmou em comunicado que Pinto está agora no programa de protecção de testemunhas e que a PJ "reserva-se no direito e no dever de utilizar todos os meios legais ao seu dispor, para a descoberta da verdade material dos crimes que investiga".

De acordo com a legislação portuguesa, podem ser aplicadas medidas especiais de protecção às testemunhas em caso de perigo de vida, saúde, liberdade ou bens.

O julgamento de Pinto está programado começar no próximo mês.

No início deste ano, Pinto também se responsabilizou pela divulgação de centenas de milhares de arquivos sobre supostos esquemas financeiros usados ​​pela bilionária Isabel dos Santos para construir o seu vasto império empresarial. A empresária angolana negou repetidamente qualquer irregularidade.

Texto original em inglês: (Reportagem de Catarina Demony; Traduzido para português por Maria Gonçalves; Editado em português por Catarina Demony)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.