Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Senado dos EUA aprova legislação para forçar venda do TikTok sob ameaça de proibição

Publicado 24.04.2024, 10:01
© Reuters Senado dos EUA aprova legislação para forçar venda do TikTok sob ameaça de proibição

O Senado norte-americano aprovou na terça-feira legislação que forçará a empresa-mãe do TikTok a vender a plataforma ou enfrentar uma proibição.

O Congresso enviou a legislação para o presidente Joe Biden, que disse que iria aprovar a medida.

A legislação sobre o TikTok fazia parte de um pacote maior que incluía ajuda à Ucrânia e Israel.

O projeto de lei dá à ByteDance, proprietária do TikTok, nove meses para vender a plataforma, com uma possível extensão de três meses. Mas alguns desafios legais podem fazer com que leve mais tempo.

A plataforma é usada por 170 milhões de norte-americanos e o projeto de lei reflete receios de longa data sobre as ameaças chinesas.

Porque é que os EUA aprovaram a legislação?

Os legisladores e funcionários da administração norte-americana expressaram preocupações de que as autoridades chinesas possam forçar a ByteDance a entregar dados de utilizadores dos EUA ou influenciar os americanos, suprimindo ou promovendo certos conteúdos no TikTok.

“O Congresso não está a agir para punir a ByteDance, TikTok ou qualquer outra empresa individual”, disse a presidente do Comité de Comércio do Senado, Maria Cantwell.

“O Congresso está a agir para impedir que adversários estrangeiros conduzam espionagem, vigilância, operações difamadas, prejudicando americanos vulneráveis, os nossos militares e mulheres, e o nosso pessoal do governo dos EUA”.

Vários opositores da medida TikTok dizem que a melhor maneira de proteger os consumidores é implementando uma lei abrangente de privacidade de dados que visa todas as empresas, independentemente da sua origem. E alegam que os EUA não forneceram provas que mostrem que o TikTok partilhou informações dos utilizadores com as autoridades chinesas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

“Banir o TikTok seria um passo extraordinário que requer uma justificação extraordinária”, disse Becca Branum, vice-diretora do Center for Democracy & Technology, com sede em Washington, que defende os direitos digitais.

“O alargamento do prazo de alienação não justifica a urgência da ameaça ao público nem aborda as falhas constitucionais fundamentais da legislação”, defenfeu.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.