A mobilidade ativa é uma das formas mais significativas de poupar energia. Não só se poupa energia, como também se melhora a saúde física e mental ao andar a pé ou de bicicleta.
É por isso que a Comissão Europeia apela ativamente a que "utilize a sua própria energia."
A utilização da bicicleta já é bastante popular em alguns países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca. A bicicleta tem também uma quota significativa entre os principais modos de transporte em alguns destes países.
Com que frequência é que os europeus andam de bicicleta? Quais são os países da Europa onde se anda mais e menos de bicicleta? Quais são as cidades mais amigas da bicicleta?
Vários inquéritos que incluem diferentes perguntas abordaram este tema, estando também disponíveis alguns índices que comparam países e cidades. A partir deles, podemos obter diferentes perspetivas sobre a cultura do ciclismo na Europa.
Bicicletas ou scooters de propriedade privada como principal meio de transporte
inquéritoNos Países Baixos, 41% dos participantes comunicaram que uma bicicleta ou scooter era o seu principal meio de transporte. Esta taxa elevada faz dos Países Baixos um país atípico, seguido da Suécia (21%) e da Alemanha (15%).
Apenas sete países apresentaram percentagens mais elevadas de utilização de bicicletas e scooters do que a média da União Europeia (UE). Os outros foram a Hungria (14%), a Finlândia (13%) e a Dinamarca e a Bélgica (ambas com 12%).
A percentagem de bicicletas ou scooters como principal meio de transporte era nula em Portugal e Chipre. No Reino Unido, esta percentagem foi de 2% e, em França, de 3%.
De um modo geral, os países mediterrânicos apresentam quotas mais baixas, enquanto os Estados-Membros nórdicos da UE apresentam taxas mais elevadas de utilização da bicicleta, de acordo com esta métrica.
Países mediterrânicos vs. países nórdicos: com que frequência se anda de bicicleta?
inquéritoOs padrões nos países mediterrânicos e nórdicos foram, mais uma vez, semelhantes nesta métrica.
Os Países Baixos, país líder, foram seguidos pela Finlândia (57%) e pela Dinamarca (56%) em termos de indivíduos que andam de bicicleta pelo menos uma vez por semana. Na Suécia, este valor era de 42%.
A Hungria, a Alemanha e a Polónia apresentaram taxas de utilização da bicicleta superiores a 40%. Quatro em cada 10 pessoas na Áustria e na Eslováquia também afirmaram andar de bicicleta pelo menos uma vez por semana.
Enquanto 18% dos inquiridos em França afirmaram andar de bicicleta pelo menos uma vez por semana, 14% no Reino Unido disseram fazê-lo, ocupando o 24.º lugar entre 28 países.
Malta (3%) registou a taxa mais baixa de ciclistas semanais, seguida de Chipre (10%) e da Grécia (12%).
Percentagem de pessoas que nunca andam de bicicleta é impressionante
Em Malta, 93% dos inquiridos responderam que nunca andaram de bicicleta, seguidos de outros países mediterrânicos, incluindo Chipre (82%), Portugal e Grécia (ambos com 75%) e Espanha (73%).
Esta taxa foi de 69% no Reino Unido e na Bulgária. Não surpreende que seja a mais baixa nos Países Baixos (13%), seguida dos três países nórdicos, com cerca de 20%.
Os ciclistas regulares são muito comuns nos Países Baixos
Só 5% dos participantes em França afirmaram andar de bicicleta diariamente e 4% no Reino Unido.
A bicicleta é o principal meio de transporte para metade dos habitantes de Copenhaga
Entre as capitais da União Europeia, a percentagem de transporte em bicicleta é, de longe, a mais elevada na capital dinamarquesa, Copenhaga (49%).
Este valor sugere que a bicicleta é o principal meio de transporte para metade dos habitantes de Copenhaga, de acordo com um conjunto de dados compilados pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF).
Em Amesterdão, a capital dos Países Baixos, a bicicleta representa 35% do transporte de passageiros.
A quota modal da bicicleta foi igual ou superior a 9% em Helsínquia, Berlim, Liubliana, Zagreb, Dublin e Estocolmo.
Dado que os resultados de diferentes métodos de recolha de dados e anos podem variar consideravelmente, a Federação Europeia de Ciclistas apela a uma atenção cuidadosa nos esforços para comparar diretamente as cidades.
Europa domina entre as cidades amigas das bicicletas no mundo
atribuiMais de 600 cidades com mais de 600 mil habitantes de todas as partes do mundo foram avaliadas para o índice de 2019. Três quartos das 20 primeiras cidades situam-se na Europa.
Copenhaga lidera a lista com uma pontuação de mais de 90, seguida de perto por Amesterdão (89,3) e Utrecht (88,4).
França tem três cidades no top 10: Estrasburgo, Bordéus e Paris. Três cidades alemãs também estão entre as 20 primeiras: Bremen, Berlim e Hamburgo.