Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Presentes em segunda mão para o Natal? 64% dos europeus dizem "sim"

Publicado 21.12.2023, 17:50
© Reuters.  Presentes em segunda mão para o Natal? 64% dos europeus dizem "sim"

Os mercados de segunda mão na Europa deverão registar um aumento do tráfego neste Natal, uma vez que os consumidores europeus estão a pensar em reduzir os custos nesta época festiva, de acordo com um novo estudo do grupo de classificados online Adevinta.

O inquérito do grupo a 5.000 consumidores europeus na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Países Baixos e Espanha revelou que metade dos inquiridos planeiam gastar menos neste Natal devido ao elevado custo de vida.

A empresa, que conta com o francês leboncoin, o alemão Kleinanzeigen e o espanhol Milanuncios entre os seus mercados europeus de re-comércio, descobriu que 64% dos consumidores europeus estão a considerar comprar em segunda mão neste período festivo.

As razões mais citadas pelos consumidores para comprar artigos em segunda mão são a necessidade de poupar dinheiro (47%) e o desejo de fazer compras mais sustentáveis (37%).

Em comparação, no ano passado, apenas cerca de um terço (32%) dos consumidores europeus recorreram ao mercado de segunda mão para as suas compras de Natal.

Um quarto dos consumidores que recorreram ao mercado de segunda mão este ano referiram que gostam de oferecer artigos retro ou nostálgicos, e uma proporção semelhante (24%) declarou que gosta de adquirir artigos localmente.

No entanto, alguns europeus ainda têm reservas quanto à oferta de objetos usados. Mais de um terço (35%) das pessoas que não compraram artigos em segunda mão no ano passado afirmaram preferir comprar artigos novos.

Como estes dados demonstram, algumas pessoas ainda têm a mentalidade de que "o novo é melhor", pelo que há um trabalho a fazer para mudar as perceções dos consumidores e encorajar uma maior mudança para um comportamento mais sustentável e económico", afirmou Paul Heimann, diretor de re-comércio da Adevinta.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para onde vão as prendas não desejadas?

Dois terços dos consumidores afirmam ter recebido um presente novo para o qual não tiveram qualquer utilidade ou do qual simplesmente não gostaram.

É encorajador o facto de apenas 6% dos inquiridos afirmarem que deitaram fora artigos não desejados.

É mais provável que as pessoas guardem estas prendas indesejadas. Enquanto 28% guardaram objetos sabendo que nunca lhes dariam uso, menos de um quarto (23%) vendeu objetos não desejados online.

Um terço (33%) afirma ter guardado um artigo para o caso de se tornar útil, e uma proporção semelhante voltou a oferecer artigos não desejados numa data posterior (30%).

"Em vez de guardar os presentes não desejados, os mercados de re-comércio permitem que os consumidores garantam uma segunda vida a esses artigos e eliminem a desordem, ao mesmo tempo que apresentam uma oportunidade de gerar algum dinheiro extra no período pós-férias, quando os orçamentos são apertados", afirmou Heimann.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.