Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Milhares protestam em Portugal pelo direito à habitação

Publicado 28.01.2024, 11:34
© Reuters.  Milhares protestam em Portugal pelo direito à habitação

Milhares de portugueses voltaram a sair às ruas no último sábado para gritar pelo direito à habitação. Foi o terceiro protesto organizado pela plataforma "Casa Para Viver" no espaço de um ano.

Os clamores ouviram-se em 19 cidades portuguesas. Só em Lisboa estiveram mais de 30 mil pessoas. Por alguns dos principais pontos da capital, incluindo o Terreiro do Paço, onde a marcha terminou, os manifestantes exigiram o prolongamento dos contratos, a descida dos preços das rendas através da regulação, a revogação dos despejos e a redução das taxas de juro. 

Presentes no protesto estiveram várias forças políticas, incluindo o Bloco de Esquerda (BE), o Partido Comunista Português (PCP), o PAN e o Livre. "É possível baixar o preço das casas. Há tantos países que têm medidas para controlar as rendas. Por que é que Portugal não tem?", questionou Mariana Mortágua, líder do BE. 

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, pediu "um grande programa nacional, que tenha como referência pelo menos 1% do PIB para investimento em habitação pública".

No Porto, cerca de cinco mil pessoas levantaram bandeiras, faixas e cartazes com as mesmas reivindicações. Percorreram as ruas de Santa Catarina para deixar claro que "o Porto está na luta". Foram audíveis palavras de ordem como "Abril exige casa para viver" ou "estamos fartos de escolher pagar a renda ou comer".

Além de Lisboa e Porto, houve manifestações em Albufeira, Aveiro, Beja, Benavente, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Lagos, Leiria, Portalegre, Portimão, Setúbal, Sines e Viseu.

Últimos comentários

isto é um país de parvos. querem mudar o mundo com politiquices quando ainda não contribuiram absolutamente nada. Eu já só fico vendo o comboio de parvos a berrar. Sejam inventivos cada um na sua vocação. encontrem soluções para os problemas. sempre a chorar à porta do alibaba. sinceramente...
Todos queremos casa para viver força!
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.