Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Entusiastas de automóveis clássicos debatem a conversão dos motores de combustão em elétricos

Publicado 10.04.2024, 13:09
Atualizado 10.04.2024, 13:10
© Reuters.  Entusiastas de automóveis clássicos debatem a conversão dos motores de combustão em elétricos

À medida que alguns entusiastas de automóveis clássicos optam por escolhas mais ecológicas e mais baratas, a conversão de automóveis clássicos em elétricos está a tornar-se cada vez mais comum.

Num salão automóvel em Birmingham, no Reino Unido, um Gordon-Keeble ostenta um motor elétrico sob o capot.

Só foram construídos 99 Gordon-Keebles, pelo que já é uma visão rara, mas este modelo único é a única versão elétrica existente.

"Para ser sincero, não sou um grande apreciador de carros elétricos. Mas este teve um novo sopro de vida porque lhe foi colocado um motor elétrico. Penso que não estaria a ser utilizado se não tivesse acontecido isso", disse Stephen Kirby, membro do West Berkshire Classic Vehicle Club.

Porque é que alguns entusiastas estão a converter os seus clássicos?

Uma das principais razões pelas quais as pessoas estão a converter os seus clássicos é porque os motores elétricos têm menos peças móveis do que um motor tradicional, tornando o automóvel mais fiável.

Também é mais económico para as pessoas que conduzem nas cidades, uma vez que podem evitar as taxas de emissões.

Com um motor elétrico Nissan, um Austin Healey convertido para elétrico, apresentado no Practical Classics Classic Car and Restoration Show, é completamente silencioso e livre de emissões.

Com um motor a gasolina convencional de 2,6 litros e seis cilindros em linha, uma viagem de um dia pelo centro de Londres custaria 12,50 libras (14,60 euros).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Quando se troca o motor por um motor elétrico, tira-se um pouco da alma de um carro", disse Danny Hopkins, editor da revista Practical Classics.

"Mas penso que, na verdade, as pessoas querem apenas desfrutar, particularmente nas cidades, do seu clássico nas cidades, e mantê-lo limpo, barato e sem manutenção em geral, então, sim, um motor elétrico faz muito sentido".

Os automóveis clássicos têm "uma utilização muito limitada

Nem toda a gente está preparada para fazer a mudança.

Os tradicionalistas, que acreditam que todos os carros clássicos devem ser restaurados de acordo com as suas especificações originais, dizem que a conversão para elétrico é cometer um "pecado".

"Penso que temos de reconhecer que estes automóveis têm uma utilização muito limitada, pelo que as emissões que produzem durante um determinado período de tempo são muito reduzidas", afirmou Mike Bindon, proprietário de um Triumph TR5 clássico com um motor a gasolina de 2,5 litros e seis cilindros em linha reta.

Os automóveis elétricos são silenciosos e, para alguns, o som do escape é uma parte essencial da experiência e do prazer de condução.

"Pode tornar-se uma coisa que temos de fazer nos próximos anos. Se quisermos levar um carro como este para a estrada. Mas se aqueles que já experimentaram o som do escape de seis cilindros, provavelmente não o quererão fazer", acrescentou Bindon.

A grande maioria dos automóveis clássicos ainda mantém os seus motores de combustão originais e as conversões elétricas de clássicos continuam a ser uma área de nicho na comunidade.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Mais de 1.000 carros foram expostos no Practical Classics Classic Car and Restoration Show em março.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.