Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Elon Musk diz que a Neuralink implantou "com sucesso" um chip cerebral

Publicado 30.01.2024, 09:31
© Reuters.  Elon Musk diz que a Neuralink implantou "com sucesso" um chip cerebral

Elon Musk revelou que a sua empresa Neuralink implantou com sucesso um dos seus chips num cérebro humano.

Numa publicação na rede social X na segunda-feira, o multimilionário disse que o paciente está a recuperar bem após a cirurgia de domingo e que os resultados iniciais mostram uma deteção promissora de picos de neurónios.

O objetivo da Neuralink é ligar os cérebros humanos aos computadores e ajudar a combater as doenças neurológicas e "desbloquear o potencial humano de amanhã", segundo o site da empresa.

Este marco inicia o percurso da empresa numa eventual utilização comercial.

A Food and Drug Administration (FDA), entidade reguladora do sector médico nos EUA, aprovou o primeiro ensaio da Neuralink em maio do ano passado.

O procedimento implica a inserção de 64 fios flexíveis numa parte do cérebro que controla a intenção de movimento, tão finos que têm de ser implantados por um robot. Os fios permitem então que o implante registe e transmita os sinais cerebrais a uma aplicação, que descodifica a forma como a pessoa decide mover-se.

O implante é alimentado por uma bateria que pode ser carregada sem fios.

Musk acrescentou no X, a plataforma de media social de que é proprietário e que anteriormente se chamava Twitter, que o primeiro produto da Neuralink se chamaria Telepathy.

Segundo Musk, o Telepathy permite "controlar o telemóvel ou o computador e, através deles, quase todos os dispositivos, apenas com o pensamento" e que "os primeiros utilizadores serão aqueles que perderam o uso dos seus membros".

"Imaginem se Stephen Hawking pudesse comunicar mais depressa do que um datilógrafo ou um leiloeiro. É esse o objetivo", acrescentou.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

A Neuralink não é a primeira empresa a implantar chips cerebrais. Outra empresa de tecnologia dos EUA, a Blackrock Neurotech, começou a implantar interfaces cérebro-computador em 2004.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.