Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

COP28: ONU pede aos países para acabarem com bloqueios desnecessários

Publicado 11.12.2023, 10:34
Atualizado 11.12.2023, 10:40
© Reuters.  COP28: ONU pede aos países para acabarem com bloqueios desnecessários

Simon Stiell, chefe da agência da ONU para o clima, apelou aos países presentes na COP28 para eliminarem bloqueios desnecessários, na véspera do final da conferência que tem como tema principal o futuro dos combustíveis fósseis.

O chefe da agência da ONU sublinhou, no Dubai, que a missão desta cimeira era discutir a redução das emissões de gases com efeito de estufa e debater formas de apoiar a transição dos países menos desenvolvidos. “Os níveis mais elevados de ambição são possíveis para ambas as questões”, acrescentou.  

Stiell reiterou que é necessário chegar-se a um compromisso sobre a eliminação progressiva ou a redução da utilização de combustíveis fósseis, assegurando simultaneamente o financiamento dos países mais pobres. O chefe da agência afirmou que estas as questões estão indissociavelmente ligadas, pelo que é necessário um plano de ação.

"Cada passo atrás em relação à ambição máxima custará milhões de vidas", disse aos jornalistas, sublinhando a sua oposição a uma política de pequenos passos.

O representante frisou, ainda, que “não temos um minuto a perder” e criticou que, a um dia do final da COP, as questões-chave não tenham sido resolvidas. Apesar de tudo, Stiell mostrou-se um otimista e reconheceu que as opções negociadas nas diferentes áreas “foram consideravelmente reduzidas”.

A Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, e o Iraque, mostraram-se firmes no que concerne à defesa dos combustíveis fósseis na COP28. O presidente da COP28 e da companhia petrolífera nacional dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Al Jaber, prometeu um acordo “histórico” para o dia 12 de dezembro, dia do aniversário do Acordo de Paris.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Do lado da União Europeia (UE), a preocupação é que a cimeira termine com um acordo claro relativamente ao fim dos combustíveis fósseis, uma vez que já "não há alternativa para enfrentar o aquecimento climático”.

A UE vai defender até ao último momento que a COP28 termine com um acordo claro sobre o início do fim dos combustíveis fósseis porque, segundo os seus representantes, a ciência diz que "não há alternativa" para enfrentar o aquecimento climático.

Wopke Hoekstra, comissário para a Ação Climática da UE, garante que “se pusermos mais coisas no ar, o planeta vai entrar em ebulição. E é isso que estamos aqui para evitar”.

A COP28, que termina esta terça-feira, tem como objetivo a adoção de novos compromissos: oito anos depois do Acordo de Paris, em 2015 - cujo principal objetivo era limitar o aumento da temperatura média global a 1,5ºC - quase nada do que foi então estabelecido acabou cumprido.

A conferência sobre as alterações climáticas está a decorrer desde dia 30 de novembro na Expo City, no Dubai. Termina a 12 de dezembro.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.