Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Como explicar aos doentes que não podem obter os medicamentos que precisam?

Publicado 27.07.2023, 15:59
© Reuters.  Como explicar aos doentes que não podem obter os medicamentos que precisam?

Os sistemas de saúde da União Europeia nem sempre podem fornecer aos doentes os medicamentos que necessitam, devido a uma escassez temporária ou à indisponibilidade de certos tratamentos num país.

Como é que os farmacêuticos explicam esta questão aos pacientes? Anna Milczarek-Alwaked, uma farmacêutica da capital polaca, Varsóvia, partilha a sua experiência:

"Por vezes, os doentes tornam-se agressivos. Estão descontentes por eu não ter o medicamento de que precisam e mostram claramente o seu descontentamento.

Quando todas as minhas explicações se esgotam, faço sempre a mesma coisa. Explico que existe apenas um fabricante para as principais substâncias. Um único fabricante do qual tudo depende.

Digo-lhes que os medicamentos têm preços diferentes na União Europeia e no mundo e que, para o fabricante, é sempre mais rentável vender os medicamentos onde lhes pagam mais. Os fabricantes exportam mais para quem tem mais dinheiro. É isso que explico aos doentes.

É claro que, por vezes, estão cheios de ressentimento. Dizem que têm uma doença crónica. Eu digo-lhes que não tenho do que precisam e eles dizem que não têm forças para dar a volta a muitas farmácias. Precisam mesmo do medicamento aqui e agora.

Depois repito-lhes que não posso encomendar o medicamento que lhes foi receitado, porque neste momento não está disponível aqui. Mas eles insistem. Dizem-me que precisam muito deste tratamento.

Por vezes, tento importar medicamentos do estrangeiro, da União Europeia. Mas o preço é muito mais elevado. Mas se o doente precisar mesmo desse medicamento, pagará qualquer preço para receber o tratamento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Tenho uma oferta muito vasta e quero que cada cliente saia da minha farmácia com um medicamento. Não tenho medo de ouvir as críticas e os comentários. O principal problema é o preço. A maior parte dos comentários de desagrado que ouvimos ao balcão estão ligado ao preço dos medicamentos."

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.