Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Como é que o ciberbullying pode ser regulamentado?

Publicado 19.06.2023, 07:00
© Reuters.  Como é que o ciberbullying pode ser regulamentado?

O bullying não é novidade. Mas hoje em dia, com a utilização das redes sociais e dos smartphones, o que costumava parar nos portões da escola segue muitos jovens até casa. Foi o que aconteceu com Nicole Fox, a irlandesa de 21 anos que se suicidou em 2018 depois de ter sofrido bullying presencial e online.

Desde aí, a mãe de Nicole tem feito campanha para que o ciberbullying seja punido por lei. Na Irlanda conseguiu que fosse adotada a "Lei Coco", em homenagem à filha, que prevê penas de até 7 anos de prisão para quem distribuir ou publicar imagens íntimas de uma pessoa sem consentimento. Jackie Fox levou a história da filha à sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo, e agora acredita que esta lei será adotada em toda a União Europeia.

"O que eu realmente queria era uma lei que protegesse as vítimas como a Nicole e as suas famílias, para que ninguém tivesse de passar pelo que eu estou a passar hoje sem a minha filha ao meu lado. Tenho o legado da Coco comigo aqui na Irlanda. É preciso levá-lo para a Europa e pensar em todas as vidas que podem ser salvas", defende Jackie Fox.

Existem leis semelhantes noutros países da Europa. Em França, as plataformas em linha são obrigadas a reagir legalmente ao cyberbullying. Justine Atlan, diretora-geral da associação "E-enfance", lamenta o facto dos casos só serem conhecidos quando já exitem danos e consequências.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Até agora, a responsabilidade é atribuída a posteriori. A moderação na Internet não é a priori, porque a regra é que qualquer pessoa pode publicar o que quiser a toda a hora, sem filtros nem barreiras. Depois, são as redes ou outros utilizadores da Internet que denunciam os conteúdos problemáticos", alerta Justine Atlan.

Muitos especialistas apelam às redes sociais para que tornem os seus algoritmos proativos, em vez de reagirem quando os danos já foram causados.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.