Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

As infeções entre animais e humanos poderão causar 12 vezes mais mortes até 2050

Publicado 07.11.2023, 11:11
Atualizado 07.11.2023, 11:40
As infeções entre animais e humanos poderão causar 12 vezes mais mortes até 2050

Quatro tipos de infeções entre animais e seres humanos estão a aumentar a um "ritmo exponencial" e poderão matar 12 vezes mais pessoas em 2050 do que em 2020, de acordo com um novo estudo.

Os investigadores descobriram um padrão de epidemias mais frequentes após analisarem quase 60 anos de dados epidemiológicos.

As conclusões foram publicadas na revista BMJ Global Health.

A maioria das epidemias modernas tem sido causada por agentes patogénicos que se propagam dos animais para os seres humanos, também conhecidas como doenças zoonóticas.

Podem propagar-se aos seres humanos através do contacto direto com animais, vetores como carraças ou mosquitos, contacto com uma área onde vivem animais ou consumo de alimentos ou água contaminados.

O vírus que causa a COVID-19 também é conhecido como zoonótico porque pode ser transferido entre animais e pessoas. Os cientistas consideram que a transmissão de animais para humanos é a explicação mais provável para as origens da pandemia.

No estudo publicado por investigadores da empresa americana de biotecnologia Ginkgo Bioworks, foram analisadas as tendências históricas dos eventos de propagação zoonótica a partir de uma vasta gama de fontes.

Prevê-se que as alterações climáticas provocadas pelo homem conduzam a um aumento das doenças zoonóticas, mas o seu impacto na saúde mundial é "difícil de caracterizar", explicaram.

A análise determinou que o número de epidemias tem vindo a aumentar quase 5% ao ano, enquanto o número de mortes registadas aumentou 8,7% ao ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Se a tendência observada neste estudo se mantiver, esperamos que estes agentes patogénicos causem quatro vezes o número de eventos de alastramento e 12 vezes o número de mortes em 2050, em comparação com 2020", afirmaram os investigadores.

Eles estudaram um banco de dados de mais de 3.000 surtos e epidemias e concentraram-se no período entre 1963 e 2019.

Analisaram quatro tipos de agentes patogénicos zoonóticos: Filovírus (como o Ébola e o Marburgo), SARS Coronavírus 1 (que causa a SARS), vírus Nipah (associado ao inchaço do cérebro) e vírus Machupo (que causa a febre hemorrágica boliviana).

Foram identificados 75 eventos de contágio em 24 países que causaram mais de 17.000 mortes, sendo a maioria das mortes causadas por filovírus em África.

As estimativas são provavelmente "conservadoras", afirmaram os investigadores, devido aos critérios de inclusão específicos para os agentes patogénicos e à omissão da pandemia de COVID-19, que é "várias ordens de grandeza maior do que outros eventos".

"A nossa avaliação das provas históricas sugere que a série de epidemias recentes desencadeadas pelo alastramento zoonótico não é um agrupamento aleatório, mas segue uma tendência de várias décadas em que as epidemias impulsionadas pelo alastramento se tornaram maiores e mais frequentes", escreveram.

Segundo os autores, se esta tendência se mantiver, provocará um grande aumento do risco global de doenças infeciosas.

Embora tenham sido apresentados muitos programas de vigilância e propostas de risco de pandemia, os investigadores afirmam que o "pacote final de medidas" para apoiar a preparação para uma pandemia não é claro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"O que é claro, no entanto, a partir das tendências históricas, é que é necessária uma ação urgente para enfrentar um risco grande e crescente para a saúde global", acrescentam os autores do estudo.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.