Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Alemão vacinou-se 217 vezes contra a covid-19

Publicado 06.03.2024, 09:17
Atualizado 06.03.2024, 10:10
© Reuters Alemão vacinou-se 217 vezes contra a covid-19

Um homem alemão recebeu 217 vacinas contra a covid-19 durante um período de 29 meses, mas não registou quaisquer efeitos secundários - e não há sinal de que alguma vez tenha estado infetado com o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19. A revelação foi feita num estudo publicado na revista Lancet Infectious Diseases.

Natural de Magdeburgo, o homem de 62 anos vacinou-se mais de duas centenas de vezes por "razões pessoais", informaram os investigadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg, responsáveis pelo estudo. Pagou as vacinas do próprio bolso e foi inoculado com oito preparações diferentes de vacinas contra a covid-191.

Segundo o The Guardian, a história do alemão foi contada por um jornal local e os investigadores contactaram-no e quiseram saber se permitiria que a resposta do seu corpo às inúmeras vacinas fosse estudada. O homem acedeu e a equipa realizou vários exames a amostras de sangue e saliva, tendo ainda levado em conta os resultados de análises ao sangue anteriores. O alemão continuou a receber vacinas, por iniciativa própria, enquanto decorreu o estudo.

"A observação de que não foram registados efeitos secundários apesar desta extraordinária hipervacinação indica que os medicamentos têm um bom nível de tolerabilidade", defendeu Kilian Schober, parte da equipa que conduziu a pesquisa.

Nível de anticorpos mais elevado

Os investigadores conseguiram reunir confirmação oficial da toma de 134 vacinas, até porque o Ministério Público da cidade de Magdeburgo abriu uma investigação por suspeitas de fraude contra o homem, ainda que este não tenha sido alvo de qualquer acusação.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Os investigadores concluíram ainda que o sistema imunitário do alemão estava totalmente funcional e que alguns anticorpos contra o vírus que causa a covid-19 estavam presentes em níveis mais elevados quando comparados com os de alguém que recebeu apenas três vacinas para combater o SARS-CoV-2.

Katharina Kocher, uma das autoras principais do estudo, refere que, em geral, não foi encontrada qualquer prova do enfraquecimento da resposta imunitária em resultado da hipervacinação, antes pelo contrário. E também não foram encontrados sinais de que o homem alguma vez tivesse sido infetado pelo SARS-Cov-2.

Ainda assim, os cientistas sublinham que não recomendam a "hipervacinação", salientando que os estudos mais recentes indicam que a dose tripla de vacinas, aliada aos reforços para grupos de risco, será suficiente para combater a covid-19.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.