🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

2008 vem a memória? Há que ter medo? Crise bancária? 3/4

Publicado 17.04.2023, 17:34

Boa tarde! Espero que se encontrem todos bem de saúde e aos demais níveis da vossa vida! Hoje venho terminar de falar do último parágrafo da parte 2, e venho começar a falar de algumas diferenças existentes entre o sucedido em 2008 e o problema bancário/financeiro atual, para assim terminar de falar neste assunto na última parte deste mini ciclo de artigos a falar sobre este tema!

Então para terminar o assunto da “Parte 2”, eu disse que iria dar alguns exemplos (se a minha memória não me atraiçoa), e o prometido é devido! Regressamos a frase que disse na pergunta (Dou com uma mão e tiro com a outra), é assim que alguns Bancos Centrais reagem a pequenos percalços no caminho árduo de subida da taxa de juro diretora que se têm efetuado, ao redor do mundo!

Começamos pelo BCE (Banco Central Europeu), embora a instituição liderada por Christine Lagarde mantenha a subida da taxa de juro diretora e de outras taxas acessórias, não deixou de dar apoio a Itália, aquando do seu conhecido problema de dívida soberana em meados de 2022! Já a tender para o final deste mesmo ano (2022), o Banco Central Inglês, a medida que também ia aumentado a sua taxa de juro diretora, esta instituição evitou um colapso no sistema de pensões britânico, comprando as obrigações de longo prazo do governo britânico.

Mas qual a diferença de 2008 para o momento atual?

Primeiro temos que ter um ponto bem assente: atualmente não estamos numa recessão! Regressemos a 2008, a economia nessa altura estava numa tendência descendente cerca de 9 meses antes do colapso da Lehman Brothers (setembro de 2008). Desde 2008 a 2013, “quebraram” 492 entidades bancárias nos EUA! Atualmente, estamos perto daquilo que se dá o nome de “emprego pleno”, as famílias e empresas ainda têm os bolsos com algum dinheiro dos enormes estímulos monetários, e também do acesso aos cartões de crédito (até que não os consigam pagar, o dinheiro continua a entrar). 

Ps: continua no próximo artigo!

Obrigado e continuação de uma ótima tarde!

Últimos comentários

A carregar o próximo artigo...
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.